TPM

A Tensão Pré Menstrual ou Síndrome Pré-Menstrual é o período cíclico que precede a menstruação.

Por Clínica Pró Vita
07/01/2019 13h56

A Tensão Pré Menstrual ou Síndrome Pré-Menstrual é o período cíclico que precede a menstruação. Nesse intervalo de tempo, podem aparecer sintomas emocionais e físicos, que geralmente desaparecem no primeiro dia do fluxo menstrual. Em algumas mulheres, a TPM é interrompida somente com o fim do fluxo sanguíneo.

A principal causa da TPM é a oscilação hormonal durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Parece haver uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores (tais como a serotonina). 

É importante ressaltar que essa síndrome acompanha a menstruação normal da mulher.

Para caracterizar a TPM não é necessária a ocorrência de todos os sinais e sintomas que serao citados, mas os que estiverem presentes devem desaparecer com o fluxo para serem chamados de síndrome pré-menstrual.

Como mencionado anteriormente, os sintomas na TPM podem ser físicos e/ou emocionais causando desconforto na mulher. Os principais são:

-Sintomas emocionais: depressão, vontade de chorar, irritabilidade, ansiedade, insônia, fome em excesso ou falta de apetite, sonolência, dificuldade de concentração e cansaço.

-Sintomas físicos: dor de cabeça, acne, aumento de peso, inchaço nas mamas, dores osteomusculares e distensão abdominal gasosa.

A TPM atrapalha a vida pessoal e profissional de diversas mulheres por todo o mundo todos os meses. As mulheres que tem sintomas mais severos passam em diversos médicos e demoram anos para serem diagnosticadas com TPM. 

Outra questão é que a maioria das mulheres que têm sintomas intensos de tensão pré-menstrual não procura ajuda médica por acreditarem que são normais ou por acreditarem que o médico não dará importância para a sua queixa.

Apesar de não ter um exame específico para chegar nesse diagnóstico, a TPM pode ser caracterizada por um quadro de sintomas que podem ser amenizados por meio do tratamento correto. 

Se você passa por esse sofrimento todos os meses não espere pela sua próxima menstruação, procure o quanto antes um ginecologista, TPM tem tratamento!

Para mais informações fale com um de nossos especialistas. Agende uma consulta!


(12) 3204-3666 / 99609-3666

[email protected]

ficou com alguma dúvida?

entre em contato