O que são ovários policísticos?

A síndrome de ovário policístico (SOP) é uma doença causada pelo desequilíbrio dos hormônios na mulher.

Por Clínica Pró Vita
08/01/2019 13h56

A síndrome de ovário policístico (SOP) é uma doença causada pelo desequilíbrio dos hormônios na mulher. Ela pode alterar o ciclo menstrual, causar problemas de pele e ocasionar pequenos cistos nos ovários que por fim podem gerar dificuldades para engravidar entre outros problemas. Mas, algumas vezes pode ser uma doença assintomática. 

Os primeiros sintomas aparecem logo nos primeiros ciclos menstruais (ainda na adolescência). Pacientes que apresentam a doença normalmente têm antecedentes da mesma enfermidade em parentes próximos, como mãe e irmãs, o que configura uma pré-disposição genética ao desequilíbrio hormonal e suas consequências.

O ginecologista algumas vezes já pode conseguir diagnosticar a SOP através da história e do exame físico, porém existem diversos exames que auxiliam no diagnóstico da síndrome. 

Os sinais e sintomas da SOP são o aparecimento de pelos em maior quantidade e com características (distribuição) masculinas, acne, aumento da oleosidade da pele, irregularidade menstrual ou ausência de menstruação, dificuldade de engravidar entre outros podem sugerir o diagnóstico. 

A SOP pode contribuir para o surgimento de muitas doenças também como: Diabetes, alterações do colesterol, aumento do peso e da pressão arterial podendo até causar câncer de útero (casos raríssimos) se não for adequadamente tratada nas formas graves de SOP.

A síndrome dos ovários policísticos tem tratamento e, quanto antes ele for iniciado, menores são as chances da doença causar queixas ou danos a sua saúde.

Para mais informações fale com um de nossos especialistas. Agende uma consulta!


(12) 3204-3666 / 99609-3666

[email protected]

ficou com alguma dúvida?

entre em contato