O que é o pré-natal odontológico?

É o atendimento odontológico durante a gestação, que contribui para a saúde da gestante e do seu bebê.

Por Clínica Pró Vita
12/01/2019 13h56

É o atendimento odontológico durante a gestação, que contribui para a saúde da gestante e do seu bebê. 

O dentista irá prevenir ou tratar as doenças orais da gestante e esclarecer as dúvidas das futuras mamães, como aleitamento materno, hábitos e higiene oral.

Em que fase da gestação deve-se agendar uma consulta com o dentista?

A gestante deve agendar a visita ao dentista assim que iniciar os cuidados do pré-natal. A frequência das consultas odontológicas vai depender da necessidade de cada gestante. O atendimento odontológico é seguro em qualquer fase da gestação, desde que se sigam todos os protocolos de segurança.

Quando deve ser a primeira visita ao odontopediatra?

Na maternidade o recém-nascido deve receber o exame de toda cavidade oral pela equipe hospitalar, e logo que possível complementado pelo odontopediatra no consultório. Ao aparecer o primeiro dente de leite ou até o primeiro aniversário de vida, o bebê deve visitar preventivamente o odontopediatra. As visitas seguintes serão agendadas de acordo com a necessidade de cada bebê.

Por que é necessário escolher um odontopediatra e não o dentista da família?

O odontopediatra é o profissional preparado para cuidar de crianças desde cedo, com conhecimento técnico e abordagem psicológica adequada ao atendimento de bebês, crianças e adolescentes.

Qual a finalidade desta visita ao odontopediatra tão cedo?

O dentista poderá acompanhar a erupção dos dentes e o desenvolvimento das arcadas, podendo prevenir cáries, gengivites e outras doenças que afetam a boca.

O aleitamento materno é importante para a saúde oral?

Sim, amamentar estimula o desenvolvimento oral e facial, contribuindo para a evolução natural da deglutição, respiração, mastigação e fala.

Devo começar a limpar a boca antes de aparecerem os dentes de leite?

No bebê com aleitamento materno e sem a presença de dentes não é necessário fazer a limpeza, porque o leite materno protege toda a boca.

Quando deve aparecer o primeiro dente de leite na boca?

Normalmente inicia entre o sexto e oitavo mês de vida, mas alguns bebês podem adiantar ou atrasar esse processo. Alguns bebês podem já nascer com dente, ou mesmo surgir dentes nos primeiros vinte e oito dias de vida. Nestes casos, o exame e a radiografia odontológica são fundamentais para avaliar se é preciso remover o dente ou se é possível mantê-lo. Por volta dos 2 anos, a criança deve ter os vinte dentes de leite.

Para mais informações fale com um de nossos especialistas. Agende uma consulta!


(12) 3204-3666 / 99609-3666

[email protected]

ficou com alguma dúvida?

entre em contato