Desmame do leite materno

Está chegando a hora de introduzir frutas e papinhas na alimentação do seu filho. Mas, você ainda deseja amamentar no peito?

Por Clínica Pró Vita
06/01/2019 13h56

Está chegando a hora de introduzir frutas e papinhas na alimentação do seu filho. Mas, você ainda deseja amamentar no peito? 

Saiba que não há nenhuma contraindicação. Pelo contrário, a recomendação do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria é o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e por ser oferecida como complemento até os dois anos de idade.

Sendo assim, o desmame vai depender do seu filho, de você e do seu estilo de vida. Muitas vezes, o próprio bebê sinaliza que chegou a hora. Afinal, ele está descobrindo novos sabores e o mundo ao seu redor, engatinhando por todo lado. 

É possível que ele acabe perdendo o interesse pelo peito espontaneamente. As mamadas também podem ser interrompidas pela sua rotina profissional que está voltando ao normal.

O importante é conversar com o pediatra para que o processo não cause nenhuma falta nutricional para o bebê e você fique confortável com essa escolha. 

O desmame vai ocorrer naturalmente, substituindo uma mamada por outro alimento recomendado pelo médico. Você pode continuar oferecendo o leite materno no copinho ou copo de transição. A mamadeira pode ser mais prática mas vai exigir um segundo desmame. Pense nisso!

Para mais informações fale com um de nossos especialistas. Agende uma consulta!


(12) 3204-3666 / 99609-3666

[email protected]

ficou com alguma dúvida?

entre em contato